Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vinicius Azevedo Oliveira


É como muita alegria que tirei um pouco do meu tempo para voltar com meu blog “JOVENS DE PEDRA”. Vejo a necessidade de nós jovens e adultos discutirmos assuntos importantes para nosso município como educação, saúde e política. Para começar com chave de ouro entrevistei uma personalidade conhecida por muitos e desconhecidas por alguns, Vinicius Azevedo Oliveira.

Vinicius, muito obrigado por ter aceitado o convite e contribuir para o blog “JOVENS DE PEDRA”.  Temos o maior orgulho em ter em nossos arquivos a entrevista de várias personalidades políticas como Jarbas Melo, Joilson Rocha de Azevedo, João de Deus Barros,  Carlinhos Nunes, Prof. Emanuel e Tinan.

Essas entrevistas possibilitam aos nossos leitores e eleitores a construção de uma consciência política, podendo ser analisados projetos futuros e passados para o bem do nosso município. 


JOVENS DE PEDRA: Alguns questionamentos sobre sua origem ocasionou grandes discussões nas rodas de amigos. Nos conte um pouco da sua história e origem.
Nasci em Campina Grande no dia 12 de janeiro de 1988, fruto do casal Linda Sônia e Flaviano e o primeiro neto do ex-prefeito João de Melo. Tenho dois irmãos Tiago e Rodrigo. Sou formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba e pós-graduado em Gestão Pública Municipal. Com relação as minhas experiências profissionais já atuei como recenseador do IBGE, auxiliar administrativo na Nacional Gás Butano e mais recentemente trabalhei na Prefeitura Municipal de Campina Grande após aprovação em concurso, onde assumi atividades relacionadas a licitações, compras e finanças da AMDE – Agência Municipal de Desenvolvimento. Em 2011 fui aprovado no concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde exerço a função de supervisor do Banco Postal com atuação nas 58 agências da região de Campina Grande.
Na infância e adolescência esperava ansioso as férias escolares para puder ir para o Distrito Cumaru jogar bola, andar a cavalo, de bicicleta, brincar com os amigos e conviver com a natureza. Esses momentos ficaram guardados com satisfação na memória, pois esse convívio foi importantíssimo na minha formação.

 JOVENS DE PEDRA: Chegou até nós informações sobre uma festa realizada por você e seus familiares no sítio localizado na cidade de Pedra Lavrada, essa informação é verdadeira? Nos conte um pouco dessa tradição.
Na realidade a palavra não seria festa, mas sim uma confraternização que virou tradição natalina. Tudo começou há uns 15 anos atrás quando meu pai comprou um pacote de balas e distribuiu com alguns filhos de moradores da região. Nos anos seguintes mais crianças apareceram para ganhar balas ao final da celebração natalina na igreja de Cumaru. Daí surgiu a ideia de distribuir pequenos saquinhos de balas por um Papai Noel para as crianças. Hoje a brincadeira com proporções ainda maiores conta com ajuda de familiares e amigos para a realização de uma tarde dedicada a brincadeiras e entrega de lanches, balas e presentes pelo Papai Noel às crianças. Outro evento que virou tradição com objetivo de promover a confraternização e a prática desportiva entre os jovens da região foi a realização em 1999 do 1º Torneio de Futebol do Distrito Cumaru. Esse evento desportivo é organizado durante o fim de semana do Natal por mim e por meus irmãos e conta ajuda de familiares e amigos da região buscando contribuir com o espírito esportivo.

JOVENS DE PEDRA: Você pretende durante essas eleições participar de alguma maneira como candidato a vereador, prefeito, vice – prefeito. ?  Se sim, quais seus objetivos?
Sempre estivemos envolvidos no processo eleitoral de Pedra Lavrada e como membro de uma família tradicional da política lavradense é natural que eu tenha pretensões políticas, dentre outros objetivos que desejo alcançar. Mas, acredito que o momento de me dedicar à melhoria da qualidade de vida da população lavradense chegou, com apoio da minha família e a indicação do PTB coloco meu nome como pré-candidato a vice-prefeito nas próximas eleições desta cidade ao lado do ex-prefeito Tinan. Acredito muito no potencial de Pedra Lavrada e tenho como principais objetivos nesta pré-candidatura trabalhar em prol da população lavradense com a melhoria da qualidade da educação, promover a capacitação do corpo administrativo e docente; investir na profissionalização da juventude para o mercado de trabalho; ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde da população; promover eventos desportivos para os jovens; buscar novas alternativas de geração de renda para as famílias; fomentar através do microcrédito a economia familiar, dentre outras ações.

JOVENS DE PEDRA: Você é muito conhecido na zona rural. Quais as maiores necessidades desses habitantes?
Ao longo desses anos sempre cativei amizades na zona rural do município de Pedra Lavrada e percebemos que muitas vezes a população rural é esquecida pelo poder público. Os principais problemas enfrentados estão relacionados à saúde, à educação, à habitação, ao saneamento básico, à empregabilidade e ao desenvolvimento regional em geral. Atualmente a zona rural do município não dispõe de uma ambulância para servir à população como em outros tempos. A educação precisa melhorar! Os alunos da rede pública de ensino precisam estar preparados para ingressar no ensino superior e se profissionalizarem para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. A zona rural necessita de água de qualidade e tratamento ecologicamente correto dos lixos e dejetos. Outro ponto que merece destaque é a empregabilidade da população. É extremamente necessária a geração de emprego e renda, incentivando alternativas de investimentos, fomento da economia local e o microcrédito nas comunidades.

JOVENS DE PEDRA: Caso seja candidato ao algum cargo, você tem algum projeto em mente para melhorar a educação, saúde e lazer dos lavradenses?
Como estamos elaborando os projetos da pré-candidatura posso adiantar para você que temos inúmeras ideias para melhorias da nossa querida cidade, dentre os quais podemos destacar: capacitação profissional dos jovens lavradenses, melhorar o transporte dos jovens estudantes às universidades e escolas técnicas, promover atividades esportivas, incentivar o artesanato local, dar melhores condições de trabalho ao pequeno agricultor, apoiar na obtenção de crédito para associações/comunidades desenvolverem projetos na agricultura/pecuária, na mineração, no artesanato e na tecnologia, dentre outros.

JOVENS DE PEDRA: Você tem conhecimento em relação a atual situação política de Pedra Lavrada. Como você avalia essa gestão?
Sempre acompanho e procuro me informar sobre a política e a administração do município para expressar opiniões. Acredito que a gestão atual não tem desenvolvido esforços suficientes para o crescimento do município. A qualidade dos serviços de saúde tem deixado muito a desejar aos munícipes, pois precisam se deslocar para outros centros de saúde em busca de atendimentos. A juventude precisa estar preparada para enfrentar a concorrência acirrada dos processos seletivos para ingressar nas instituições superiores de ensino. O abastecimento d’água da cidade é precário e o gestor se isenta da responsabilidade que possui como representante dos interesses dos lavradenses na solução deste problema. Pedra Lavrada precisa crescer e se desenvolver para as próximos décadas e para isso são necessárias políticas públicas que venham dotar a cidade de investimentos. Não vejo na atual gestão investimentos deixados para a sociedade lavradense que irão contribuir para o desenvolvimento da cidade nos próximos anos. Por isso, minha opinião para os JOVENS DE PEDRA é que podemos fazer muito mais e melhor.

JOVENS DE PEDRA: O ex-prefeito Tinan está voltando com tudo para concorrer a mais uma campanha. Como você avalia a gestão passada desse grande homem?
O ex-prefeito Tinan durante os mandatos que exerceu sempre desenvolveu estratégias políticas e ações que beneficiaram o município. Ao lado do meu avô João de Melo exerceu mandatos de prefeito com responsabilidade e competência. Mais maduro e experiente ele tem muito a contribuir por Pedra Lavrada, pois nos anos em que esteve à frente da prefeitura deixou legados importantes para nosso povo. Acredito no potencial e nas qualidades administrativas do gestor Tinan e por isso estamos juntos nessa pré- candidatura.

JOVENS DE PEDRA: Vinicius, foi um prazer para nós do blog ter entrevistado uma pessoa tão carismática. Deixe para todos os lavradenses que ainda não o conhece e passarão a conviver com você uma definição de quem é Vinicius.
Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade que o blog JOVENS DE PEDRA nos proporciona. Tenham certeza que o trabalho desenvolvido por vocês é importantíssimo para construirmos uma sociedade consciente do seu papel. Para quem não me conhece sou um jovem dedicado a alcançar meus objetivos, sempre primando pelos valores éticos, morais e espirituais herdados da educação familiar. Acredito na política como instrumento de transformação para um mundo melhor, baseado no trabalho, na honestidade, no respeito às pessoas e na valorização da família. A mensagem final que deixo para vocês JOVENS DE PEDRA é que acredito no potencial de Pedra Lavrada e estou me dedicando na luta por um futuro melhor para esta cidade. Espero ter contribuído e atendido às expectativas dos leitores. Com fé em Deus e a vontade do povo tenho certeza que Pedra Lavrada irá trilhar melhores caminhos. Muito obrigado. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares