Seguidores

quarta-feira, 18 de julho de 2012

RECUPERADA A ENTREVISTA FEITA COM JOÃO DE DEUS BARRO



JOVENS DE PEDRA : Conte um pouco de sua história?

JOÃO DE DEUS BARROS : Nasci em 1949 no sitio Quixaba dos Barros próximo de Pedra Lavrada, em 1956 com 07 anos de idade, comecei a freqüentar a escola de Dona Benildes Fernandes, que funcionava no prédio onde hoje se encontra instalada a Radio Boa Esperança e, em 1957, dei continuidade ao curso Primário na EEPFF (antigo Grupo Escolar professor Fco. Ferreira), concluindo o 5º ano Primário em 1962. Durante este período em que estudava pela manhã, no horário da tarde trabalhava na agricultura ajudando ao meu Pai desde os 07 anos de idade, quando tinha que me deslocar diariamente a pé numa maratona de 06 quilômetros (03 de ida e 03 de volta). Convocado para servir o Exército no XV RI de João Pessoa em 1967, aproveitei e fiz exame de admissão e ingressei na antiga Escola Industrial Federal da Paraíba – hoje Instituto Federal de Educação, concluindo lá o curso Ginasial em 1970 e em 1973, o curso Técnico. Neste período, trabalhei como ajudante na construção civil em João Pessoa para poder me manter nos estudos. Em 1974, ingressei na UFPB no curso de Química e em 1976 fiz vestibular para Engenharia Elétrica no Centro de Tecnologia de Campina Grande, concluindo no final de 1980. Neste período, fui professor Regente de Ensino no Colégio Estadual da Prata nas disciplinas de Física e Química. Ingressei em 1981 na antiga TELPA na função de Engenheiro onde ocupei vários cargos, em 1992 fui nomeado Diretor do DENTEL na Paraíba e em 1994, fui nomeado pela Presidência da Republica para ocupar o cargo de Representação como Delegado Federal do Ministério das Comunicações na Paraíba. Atualmente, presto consultoria na área de Radio, de Televisão e de outros serviços de Telecomunicações e ocupo a função de Engenheiro Responsável Técnico nas Televisões Cabo Branco e Paraíba afiliadas da Rede Globo.


JOVENS DE PEDRA : Como foi sua carreira política?

JOÃO DE DEUS BARROS : Comecei na Política em 1974 no movimento jovem do MDB - Movimento Democrático Brasileiro, quando neste mesmo ano, apoiei junto com alguns jovens da época, o candidato a Deputado Estadual Julião Ferreira, jovem filho de Cuité que chegou a ficar na primeira suplência naquela eleição, mesmo se submetendo a todas as regras impostas pela Ditadura Militar que governava o País na época para quem militava na oposição. Em 1982, apoiei o candidato a Governador pelo PMDB sucedâneo do MDB Antonio Mariz e em 1986, apoiie o Candidato a Governador vitorioso pelo PMDB Tarcisio Burity e em 1988, fui candidato a Prefeito de Pedra Lavrada com o apoio de Manoel Julio, quando obtive 44% dos votos validos. Militei no PMDB desde sua fundação em 1982, até o ano de 2004 quando foi destituído o Diretório para dar espaço a pessoas que nunca tinham votado no partido. Foi neste período que me desfilei do partido por discordar da atitude autoritária de destituição do Diretório Municipal pelo Diretório Estadual sem consulta previa a mim, que na época era Presidente Municipal. Recentimente me filiei ao PT e com o apoio dos Companheiros, serei o Candidato a Prefeito de Pedra Lavrada nas eleições de 2012.

JOVENS DE PEDRA : Existe de sua parte alguma mágoa na política?

JOÃO DE DEUS BARROS : Magoas não, mas alguns dissabores por ter sido usado em algumas oportunidades.

JOVENS DE PEDRA : Sabemos que sem nenhum vinculo com a prefeitura o senhor trouxe para a nossa cidade uma Creche. Nos conte como foi? E o motivo da escolha do nome ?

JOÃO DE DEUS BARROS : Conseguimos recursos para a construção da Creche em 1988, num pleito que fizemos através da Associação dos Moradores de Pedra Lavrada (que constituímos em 1984) junto ao Governador Burity, com o apoio do então Deputado Federal José Maranhão, em quem já vínhamos votando desde de 1982. Fazemos justiça aqui ao prefeito da época Manoel Julio, que nos doou o terreno para a construção da creche. O motivo do nome da Creche Mª José Miranda Buruty, foi homenagear a Mãe do Governador que atendeu o nosso pleito.

JOVENS DE PEDRA : Alem da creche, quais os outros beneficios que você trouxe? Que obra você considera mais importante?

JOÃO DE DEUS BARROS : Postos de telefones fixo para toda a zona rural. Cumaru em 1986, Canoa de Dentro, Serrote e Tanquinhos em 1987, Tanques, Riacho do Navio e Campinhos em 1988 e Pedro Paulo e Lajedo em 1990. Estes telefones foram importantíssimos para o desenvolvimento do município, pois naquela época, o cidadão da zona rural não tinha acesso ao telefone e só existia o Posto de Telefone da TELPA na Sede do Município, criando um obstáculo enorme na comunicação dessa população, mas com estes telefones que consegui levar a zona rural, melhorou muito, na época, a vida daquelas comunidades. Trouxemos ainda o Posto Médico de Tanquinhos, 200 enxovais para as Gestantes carentes, carro pipa para botar água para a população do município nas secas de 1992 e 1993 (Leo e Nivaldo Ferino), o Ginásio de Esportes da EEPFF, a perfuração de 06 poços artesianos e as Rádios comunitárias FM de Canoa de Dentro e de Pedra Lavrada. Todas eu considero muito importantes para a época como a creche e o Posto Médico, mas as que eu considero de maior importância são as rádios, que como veículo formador de opinião, trouxeram e estão trazendo conhecimentos e esclarecimentos a população do município que ante era privada dessas informações, alem do lazer.

JOVENS DE PEDRA : Como se sente sendo pioneiro nessa área de comunicação em nossa cidade?

JOÃO DE DEUS BARROS : Humildemente, muito feliz por ter proporcionado este benefício de suma importância a população de minha terra.

JOVENS DE PEDRA : A sua radio já foi manipulada por lideres políticos?

JOÃO DE DEUS BARROS : Não Mas houve tentativa, inclusive a censura de programa.

JOVENS DE PEDRA : Na sua opinião, a população de P. Lavrada está mais amadurecida em questões políticas, ou talvez esteja caminhando para isso?

JOÃO DE DEUS BARROS : Não resta dúvidas, com o advento das redes sociais abertas de acesso livre, a população formadora de opinião e as rádios que reproduzem essas informações para aqueles que ainda não têm acesso a Internet, a população está amadurecendo politicamente e o resultado, nós veremos nas eleições de 2012. O próximo gestor terá que usar essa mídia de forma correta, para dar transparência aos seus atos administrativos, se assim não o fizer, irá estar fadado a reprovação do povo.

JOVENS DE PEDRA : Qual sua opinião em relação ao protesto e as declarações que foram feita aos estudantes e a população que participaram das manifestações pela reconstrução da EEPFF?

JOÃO DE DEUS BARROS : O protesto é uma forma democrática de reivindicar direitos que não vem sendo observado por gestores ou por aqueles que têm poder de mando assegurado a todos em nossa Constituição Federal. Lamento quem não quer reconhecer esses direitos da livre manifestação da população, taxando-os de “vagabundos”, pois serão julgados no futuro por essas atitudes. O período da ditadura já passou, quando essas manifestações eram proibidas.

JOVENS DE PEDRA : Como você vê a educação de Pedra Lavrada ?

JOÃO DE DEUS BARROS : Houve uma evolução, mas ainda tem muito a melhorar. Falta melhorar ainda mais o salário dos Professores e uma reciclagem de forma permanente desses profissionais em suas áreas especificas, e ainda, mais incentivos como forma de atrativos para que o aluno goste mais da escola e vislumbre o seu futuro através dela.

JOVENS DE PEDRA : Os jovens estão opinando abertamente questões que são de interesse de todos. Eles debatem e criticam qualquer assunto. O que o senhor acha dessa atitude?

JOÃO DE DEUS BARROS : Muito positiva. O jovem se envolvendo com essas questões, adquirirá com mais facilidade o seu senso critico.

JOVENS DE PEDRA : O senhor será um dos pré-candidatos a Prefeito nas eleições de 2012 de P. Lavrada? Podemos contar com mais detalhes?

JOÃO DE DEUS BARROS : Sim, venho me preparando para exercer o cargo de Prefeito de P. Lavrada desde 1988, quando disputei uma eleição na época. Eu tenho conhecimento e experiências acumuladas ao longo de todo esse tempo de minha vida profissional e de gestor nos órgãos onde passei, e, modéstia à parte, sou honesto e austero.

JOVENS DE PEDRA : Caso seja eleito, quais os projetos fará em nossa cidade que ainda não existe?

JOÃO DE DEUS BARROS : Melhorarei a saúde com a descentralização das ambulâncias para as comunidades rurais de maior concentração populacional, descentralizarei a distribuição de medicamentos adquiridos e controlados pela farmácia pública, dotarei a nossa unidade Hospitalar de atendimentos e exames de media complexidade, de forma que só serão enviados para os centros maiores, os casos de maior complexidade. Não só ampliarei, mas também acompanharei a qualidade e o cumprimento de metas das unidades do PSF e garantirei sem distinção, o atendimento a saúde a todos que necessitarem de atendimento médico. Na educação, incentivarei os professores com melhores condições de trabalho, aperfeiçoamento contínuo nas áreas especificas, Plano de Cargo Carreira e Salário – PCCS, corrigindo possíveis distorções, e não aceitarei sobrecarga de horário e nem dobras de salários. O salário comigo tem que ser justo e sem artifícios. Os alunos terão garantidas as aulas, transportes e merenda de qualidade, tudo de acordo com os recursos do Governo federal do FUNDEB e do percentual das receitas do município destinadas por lei para a educação. Na área de segurança pública, cobraremos do governo do estado, o cumprimento de suas obrigações e responsabilidades constitucionais com a segurança pública, dotaremos todas as entradas e saídas de nossa cidade de câmara de filmagens com sensores infravermelho, monitorados 24:00 em um centro de operações que será ligado com os centros de controle e operações das polícias do nosso estado e criarei uma Guarda municipal com finalidades preventivas e atribuições estabelecidas em lei. Na área social, atualizaremos o cadastro do banco de dados de todos os carentes do município, de forma que não pratiquemos injustiça em beneficiando pessoas menos carentes em detrimento daquelas mais carentes na distribuição de benefícios sociais, a distribuição das unidades habitacionais será de competência da Secretaria da ação Social por meio de sorteio transparente, baseado no cadastro atualizado, proveniente do banco de dados. Incentivarei a livre iniciativa de pequenos negócios, através de um fundo de reservas financeira que faremos através do programa “Empreender Pedra Lavrada” que iremos criar. Criarei Creches nas comunidades rurais. Buscaremos comprar tudo que o município necessitar, no comercio local, só compraremos fora o que não tiver no nosso comercio local, isso tudo, praticando a política de menor preço e de qualidade do produto, com um compromisso rigoroso do pagamento de até 30 dias após o fornecimento do produto. Na área da Agricultura, iremos incentivar os agricultores na região da caatinga a plantação de arvores frutíferas e do aproveitamento, beneficiamento e industrialização desses produtos na própria região, garantiremos a distribuição de sementes rigorosamente dentro do período chuvoso, trabalharemos no sentido de arar todas as terras agricultáveis no inicio das chuvas, para tanto, iremos atualizar o cadastro das propriedades e destinar com antecedência as horas de trator para cada uma dessas, e contratar essas quantidades de horas antes do inverno iniciar de forma que no máxima em até 30 dias após as primeiras chuvas, teremos arados todas essas terras. Com isso, acabaremos o suplicio dos agricultores no período chuvoso. Na área da infra-estrutura, criarei estações de tratamento de todos os esgotos da cidade de forma que não admitamos a poluição dos nossos mananciais e riachos como acontece atualmente, manteremos nossas estradas transitáveis, faremos reparos sustentáveis em alguns pontos que são vulneráveis na época do inverno, cuidaremos da parte de iluminação, limpeza e apresentação da nossa cidade com muito cuidado, de forma que evitemos ao Maximo as reclamações. Por fim, farei o esgotamento sanitário do conjunto Zé Albino e a ponte que irá ligar aquele bairro ao centro e irei fazer praças em todos os bairros e dotá-las de equipamentos para a pratica de exercícios físicos.

JOVENS DE PEDRA : Deixe o seu recado para os eleitores e amigos?

JOÃO DE DEUS BARROS : Preciso do apoio de todos vocês eleitores da minha terra, para pormos essas idéias em pratica e termos uma Pedra Lavrada de todos e mais justa.
JOVENS DE PEDRA : Como o senhor definiria durante toda sua carreira política, sua esposa Lena Barros?

JOÃO DE DEUS BARROS : Como uma grande companheira, colaboradora, incentivadora e confidente, que se relaciona muito bem comigo e é simpática a uma grande parcela da população do nosso município.

JOVENS DE PEDRA : Suas palavras finais

JOÃO DE DEUS BARROS : Minhas palavras finais são de confiança, de crença em mim e no que sou capaz de fazer pela minha terra. Meu passado e meu presente me credenciam para os desafios do futuro a frente dos destinos de Pedra Lavrada com o poder de Deus e o apoio do povo de minha terra.
“As idéias são passiveis de se concretizarem, quando o povo acreditar no idealizador”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares