Seguidores

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Recuperada a entrevista com ex prefeito Tinan


Adjailson : Nos conte uma breve introdução sobre sua vida política.

Tinan : Iniciei minha vida política sendo candidato a vice-prefeito ao lado do companheiro Odon Cirilo Nunes, pela legenda Arena –II e fomos derrotado pelo companheiro Sr. Genival de Azevedo Melo Arena I, que recebeu na época o apoio do Prefeito Sr. Manoel Júlio, pois existia o bipartidarismo: ARENA e MDB, com sub-legenda. Voltei a ser candidato ao lado do saudoso Antônio Cordeiro Neto (Antôniode Léle), também como Vice-Prefeito, um cidadão íntegro e queme honrou muito mesmo, tendo perdido a eleição para o ex- prefeito Manoel Rodrigues de Lima (Manoel Júlio). Em 1988 fui candidato a prefeito contra o Sr. João de Deus Barros, candidato apoiado pelo prefeito Manoel Júlio, onde saí vitorioso com uma maioria de 556 votos. Assumi a prefeitura em 1º de janeiro de 1989 e governei até dezembro de 1992, ao lado do companheiro Sr. João de Deus Melo. Lançamos o Sr. João de Deus Melo candidato a prefeito, que teve como companheiro de chapa o Sr. Cirilo Cordeiro Neto, onde ganhamos  a eleição contra o Sr. Manoel Júlio na época por 806 votos de maioria. No ano de 1997 voltei a disputar a eleição para prefeito com o apoio do companheiro João de Deus Melo e o nosso grupo político tendo como companheiro de chapa o Sr. Valmir de Vasconcelos Souto ( Bigó), sendo eleito com uma maioria de 1997 votos contra o candidato apoiado pelo grupo do Sr Manoel Júlio. Governei então do período de 1º de janeiro de 1997 a dezembro de 2000, com o advento da reeleição fui novamente candidato a reeleição contra o candidato o Sr. Clodoaldo Melo, tendo como companheiro de chapa o Sr. João de Deus Melo, onde vencemos a eleição com uma maioria de 2212 votos. Assumi em 1º de janeiro de 2001 e governei até dezembro de 2004. Nesse mesmo ano lanceio atual prefeito,  candidato a prefeito ao lado do companheiro Jojó , onde vencemos a eleição com uma maioria de 753 votos contra o Sr. Manoel Júlio. Após poucos meses da sua posse , esse cidadão decidiu romper com o nosso grupo político, dividindo o nosso grupo e se aliando ao grupo do Sr. Manoel Júlio, para então vencer a eleição de 2008 contra minha pessoa, que sai derrotado no citado pleito. Concluo dizendo que todas as disputas na vida pública foram importantes, mesmo sabendo que a derrota nas eleições de 2008, foi muita dura, apesar de ter sido um julgamento que aceitei como normal, pois na vida pública a derrota muita vezes trás ensinamentos.


Adjailson :
      Nas suas administrações qual o seu maior orgulho?

Tinan :
Considero todas as nossas realizações importantes, um orgulho, pois sempre procurei fazer obras que oferecessem o melhor para minha comunidade, sempre achando que estava realizando para a sociedade Lavradense e não para mim.  Vale salientar que sou considerado pela maioria dos Lavradenses como o melhor Prefeito, o que fez mais pelo povo de sua cidade, isso sim me orgulha. Como exemplos de obras podemos citar: Hospital Municipal, Ginásio de Esportes, Pátio de Eventos, Centro profissionalizante, Matadouro Público, Conjuntos residenciais, Calçamento de muitas ruas, esgotamento sanitário, construção, reforma e ampliação de escolas, Aquisição de transportes de escolares (Dois ônibus , três Kombi, Uma besta), Aquisição de dois tratores com implementos agrícolas, construção na Zona Rural de duas casas de farinha mecanizada, Eletrificação rural, construção de poços artesianos e açudes, Investimento na qualificação do nosso magistério com cursos de licenciatura plena e especialização, além de muitas outras obras que contribuíram para a melhoria do cidadão Lavradense.Então me orgulha muito.

Adjailson :
        Todos nós cometemos erros no decorrer da vida. Seu maior erro politico foi ter apoiado sua ex mulher Ângela ou Tota Guedes?

Tinan :
Quando tomo uma decisãoou faço algo na vida pública, o faço consciente. Nestes dois casos acho que não errei. Referindo-se primeiramente a candidatura da Dr.a Ângela a prefeita de sua cidade natal, onde o pai exerceu o mandato de Prefeito. Sempre recebi da Dra. Ângela todo apoio nas lutas que enfrentei, então para mim não restava a não ser dar todo apoio e retribui tudo aquilo que tinha recebido. Com relação a sua candidatura a Deputada, foi querendo oferecer a nossa região um nome da Terra para ser a nossa representante na Assembleia Legislativa Estadual, não deu , mas valeu, a mesma assumiu a direção do Hospital regional de Pícui e fez uma grande administração com o nosso apoio, contribuindo assim por uma saúde de melhor qualidade.

Então, completando a resposta, com relação ao apoio ao atual gestor, o fiz ciente , dando oportunidade a um companheiro ser Prefeito da sua época, agora se valeu apena, só quem pode responder é a sociedade Lavradense ou seja os munícipes. Do prof. Tinan, nada contra e que o mesmo possa concluir seu mandato respeitando os recursos públicos.

Adjailson :
      Como você avalia a administração do nosso atual governador ?

Tinan :
   Olhe, estamos começando o seu segundo ano de mandato, acho prematuro fazer uma analise ou julgamento agora, vamos esperar mais um pouco e dar crédito ao Sr. Ricardo Coutinho para que ele possa fazer por todos paraibanos aquilo que ofereceu no seu plano de governo, nos debates , nas visitas a todas as regiões do nosso estado. Vale salientar que eram necessárias algumas medidas duras para o bem da máquina administrativa. Temos fé e vamos torcer pra que no final tudo dê certo.

Adjailson :
        Na Campanha passada para Prefeito o senhor perdeu as eleições. Você avaliou a quantidade de votos com uma derrota, ou como uma oportunidade de um novo começo?

Tinan :
 Em Política só tem dois resultados possíveis, vitória ou derrota. Então o povo deu a vitória ao meu opositor e de uma maneira substancial, pois vale salientar que se uniram quase todas as lideranças contra mim, até aqueles que , também se ofereceram como uma opção de candidato. Estou consciente que contribui com a democracia, nada de mágoa de ninguém. Agradeço de coração a todos que estiveram a meu lado, pois esses sempre pensam em uma Pedra Lavrada maior. A derrota é mais um motivo de renovação dos princípios para melhor servir a nossa sociedade. Obrigado a todos , vamos a luta.

Adjailson : Acompanhando alguns candidatos e conversando com a população, o senhor tem muitos amigos que confiam em sua administração. Essas pessoas o admiram desde sua administração passada , como você avalia esse carinho do povo até hoje?


Tinan :
É muito gratificante saber desse testemunho e recebo com muito orgulho. É uma prova que soube exercer os três mandatos, a mim confiados pelo povo Lavradense. Portanto, é por isso que me ofereço como opção para a futura eleição, ainda mais sabendo que existem pessoas que acreditam no meu potencial administrativo e que ainda possa se fazer muitopor todos. Com esse sentimento as minhas forças se renovam e o meu calvário de injustiça praticados por aqueles que se tornaram inimigos meu , renasce na confiança de que existem pessoas que acreditam em mim.

Adjailson :
          Para eleição de 2012 os candidatos terão que contar com o grande apoio da massa JOVEM esse grupo contribuirá de maneira significativa para a campanha de qualquer candidato. Tinan, durante seus mandatos você priorizou de alguma maneira os jovens. Na área da educação, saúde, esporte , lazer?

Tinan :
Em política todo apoio é importante, principalmente vindo de nossa Juventude, espero não só receber a confiança do jovem Lavradense, assim como os convidar para participar com sugestões na elaboração de nosso projeto de governo, para só assim oferecermos algo a mais para os jovens talentosos da nossa sociedade. Sempre procurei fazer em prol dos Jovens em nossas administrações, na primeira criamos o grupo de jovens Cristalino Lavrandenses, onde dávamos total apoio , agora com o avanço da Internet e das redes sociais, com certeza vai ser diferente, as coisas vão andar mais rápido e os investimentos nesse setor social também.

Adjailson :  
      Tinan será ou não candidato a Prefeito?

Tinan :

Ofereço meu nome como um pré candidato e espero ser aceito pelo meu grupo político. Mantenho a minha pré candidatura e espero no futuro próximo receber a confiança da maioria dos filhos de Pedra Lavrada.

Adjailson :  
        Duas grande famílias Lavradense através de seus representantes Jojó Melo e Rigoberto Júlio estão apoiando ou ainda vão entrar em acordo?

Tinan :
São grande líderes e todos têm o direito de postular a ser Prefeito de sua Terra. Respeito a todos e irei conversar com todos no momento oportuno, principalmente as oposições.




Adjailson :
Todo jovem tem um sonho
Todo jovem tem  vontade
Todo jovem tem  coragem
Todo jovem tem Fé.
Falta para cada jovem uma oportunidade.

É com esse texto que me lembro quando sonhava entrar  em uma universidade. Tinan depois do final da campanha mim estendeu a mão a um filho da terra contribuindo para eu não entrar no mundo das drogas ou do álcool. Sei Tinan, que falar em educação e saúde, é a mesma coisa que falar em vida humana. Sou testemunha viva da sua visão em apoiar os estudantes universitários, classe tão discriminada pelas leis brasileiras, principalmente nas suas gestões que não tinha o governo Lula, a qual mudou muito o nosso Brasil. Em nome de todos agradeço sua contribuição na formação de cada colega.

Os futuros universitários de Pedra Lavrada mostraram que sabem cobrar seus direitos. Qual sua emoção ao vê o colégio novamente reformado. Lembrando que sua última reforma foi no seu mandato junto com Cássio Cunha Lima. ( observação essa entrevista foi feita antes da atual reforma ). Essa atual foi o povo que reformou.   `` Isso é assunto do estado , não do município `` palavras da atual filosofia política Lavradense).

Tinan :
Quero, desejo, ao lado de todos os jovens, construir dias melhores como já elucidei em outras respostas. Quando prefeito fiz muito por todos, dando oportunidade, ou seja contribuindo na formação acadêmica daqueles que queriam estudar, como por exemplo:
Casa do estudante em Campina Grande; Transporte de escolares para Campina grande todos os dias; Melhoria na formação acadêmica do corpo docente de nosso município, incentivo ao esporte, entre tantos outros benefícios.

Adjailson :  O querido político da Paraíba Cássio Cunha Lima tem uma grande admiração por você, de onde vem essa amizade?

Tinan :
Tenho uma admiração pelo cidadão e político Cássio, pois é um ser humano fantástico. A nossa amizade vem do respeito que, sempre tivemos um pelo outro, mesmo quando divergimos de algum assunto político. Posso dizer que se trata de um grande amigo.

Adjailson :  Como o senhor vê a imprensa Lavradense  ( Rádio , Blogs, Portais) ?

Tinan :
A imprensa desempenha um papel muito importante em uma sociedade, seja ela qualfor, então vejo com muito respeito e espero que todos procurem a contribuir com isenção esse papel na formação de melhor esclarecimentos a nossa sociedade. Sou um admirador de todos aos quais dou os meus sinceros parabéns por suas atuações.

Adjailson :  Suas considerações finais!

Tinan :
Primeiro agradeço a oportunidade de poder está em contato com toda sociedade Lavradense e por outro lado, manifestar a agradecimento a todos, desde já agradecer a todos que acessarem esse conceituado Blog. Onde fiz minhas elucidações sobre o que me perguntaram e me colocar a disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos. Deixo também minhas desculpas se não fui claro em algumas respostas. Obrigado a todos, e até outra oportunidade. Abraços.

Um comentário:

  1. Parabens Tinan vc é e sempre será o grande construtor de Pedra Lavrada.

    ResponderExcluir

Postagens populares